Mesmo com chuva, calor permanece

Hoje em Dia
30/09/2014 às 07:28.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:24
 (Eugênio Moraes)

(Eugênio Moraes)

Belo Horizonte registrou nessa segunda-feira (29) o segundo dia mais quente do ano, 33,4 graus Celsius à tarde. Para esta terça-feira (30), a previsão é de chuvas isoladas na capital e em algumas regiões do Estado, mas o forte calor deve continuar, com os termômetros registrando máxima de 38 graus. Não é das mais altas: também nessa segunda, em São Romão, no Norte do Estado, a temperatura chegou a 38,8 graus.

As informações são do TempoClima, da PUC Minas, e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet - 5º Disme).

Neste ano, a maior temperatura em Belo Horizonte foi em 2 de janeiro, com registro de 33,5 graus.

Nesta terça-feira, áreas de instabilidade atmosférica, associadas a uma massa de ar quente e seco, provocam aumento da nebulosidade e a possibilidade de pancadas de chuva, especialmente no período da tarde em parte das regiões Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Marta, Oeste, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, além da região metropolitana. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com névoa seca.

“O período chuvoso deverá iniciar somente em meados de outubro. Chuvas fortes ainda não há possibilidade de prever, mas são características desta época do ano”, afirmou o meteorologista Heriberto dos Anjos, do TempoClima.

A longa estiagem que afeta Minas Gerais já secou nascentes – entre elas a do rio São Francisco, dentro do Parque Estadual da Serra da Canastra –, reduziu a extensão de rios e córregos, e vem causando incêndios em várias regiões.

Mais de 70 mil hectares de área verde já viraram cinza desde o início do ano. Segundo a Defesa Civil do Estado, 149 municípios já decretaram situação de emergência por conta da seca. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por