Estação, às margens da Via Expressa, entrará em operação em janeiro de 2026 com segurança garantida para usuários
Estação Novo Eldorado deve começar a operar a partir de janeiro de 2026 (Gil Leonardi/ Imprensa MG)
O Metrô de Belo Horizonte garantiu que uma passarela será construída antes do início da operação da estação Novo Eldorado, prevista para janeiro de 2026. A promessa foi feita nesta terça-feira (14), após a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), ameaçar barrar as atividades do novo ponto do transporte público.
A prefeita havia feito uma publicação na última sexta-feira (10) no Instagram, condicionando a autorização de funcionamento da nova estação à construção da passarela. Segundo ela, a estação está localizada às margens da Via Expressa, por onde circulam cerca de 80 mil veículos por dia, o que torna indispensável garantir a segurança e a travessia dos usuários.
"A gente viu que esse sonho de ampliar o metrô de fato vai ser uma realidade. Não apenas na estação aqui do Novo Eldorado, que está quase pronta, mas também porque integralmente está sendo construída a passarela que liga o Eldorado com o Água Branca”, disse a prefeita durante visita às obras da nova estação nesta terça-feira.
Marília Campos afirmou que o projeto garantirá uma melhoria na mobilidade do usuário do transporte coletivo e também na mobilidade da região metropolitana de Belo Horizonte.
O presidente da concessionária do Metrô BH, Cláudio Andrade, garantiu o cumprimento do prazo, confirmando o término das obras em dezembro e o início dos testes em janeiro, mês de “estreia” da estação Novo Eldorado.
“A previsão inicial era entregar a estação em março de 2026, mas o estado solicitou e antecipamos para janeiro. Então em dezembro terminamos a parte de estrutura da obra e em janeiro começamos a parte de testes de sistemas e dos trens, que já virão até a estação para a fase de testes e até o final de janeiro já entramos em operação”, prometeu Andrade.
Leia mais: