(FOTO: MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)
Após o feriado de Nossa Senhara Aparecida, a cidade volta à rotina normal de trabalho. E, para atender a demanda, o metrô de Belo Horizonte terá seu funcionamento habitual nesta quinta-feira (13).
O transporte será passageiros vai funcionar das 5h15 às 23h, com intervalos de 7 a 10 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários.
Possibilidade de paralisação
O funcionamento ocorrerá normalmente, mesmo com a possibilidade de greve anunciadas pelos metroviários.
Após assembleia realizada nessa terça-feira (11), os funcionários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de BH decidiram pelo indicativo de greve, a partir de 26 de outubro. Uma nova reunião será realizada no dia 24 para confirmar ou não a paralisação.
De acordo com o diretor de comunicação do Sindicado dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro), Pablo Henrique Ramos de Azevedo, vai depender do resultado da audiência que será realizada pelo Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais (MPT-MG).
"Se o resultado for favorável aos trabalhadores, a suspensão da greve será mantida. Caso contrário, vamos voltar com a paralisação", declarou.
A greve dos metroviários da capital teve início em 25 de agosto, um dia após o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizar a abertura do edital para concessão do metrô.
Porém, no dia seguinte, a CBTU conseguiu uma liminar para que o sistema funcionasse com pelo menos 60% da capacidade e com maior intervalo entre as viagens.
Os metroviários chegaram a fazer uma paralisação total na semana passada, na quarta-feira (5) e na quinta-feira (6).
No entanto, na última sexta-feira (7), o metrô de BH voltou a operar com 100% da frota.