Concessionária responsável pelo modal informa que haverá alteração na operação para viabilizar obras de revitalização na rede aérea
Nos horários de pico - das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h -, os trens irão passar a cada 13 minutos (Valéria Marques/Hoje em Dia)
Passageiros que forem utilizar o metrô de Belo Horizonte no próximo fim de semana vão precisar de uma dose extra de paciência. O intervalo entre viagens no sábado (3) e no domingo (4) será de 28 minutos - quase o dobro do tempo habitual, que é de 15 minutos.
De acordo com a concessionária responsável pelo modal, a operação faz parte da revitalização da rede aérea de alimentação elétrica dos trens entre as estações Horto Florestal e Santa Inês e abordará trocas de chaves seccionadoras de energia, substituição de fios de contato, substituição de postes de sustentação, dentre outros componentes que trarão mais confiabilidade ao sistema e melhor gestão dos ativos.
A empresa informa que a maior parte das intervenções na via são realizadas fora do horário operacional e aos fins de semana, tentando mitigar ao máximo o impacto aos usuários.
A previsão no edital de concessão para a conclusão de revitalização no Sistema de Rede Aérea entre as Estações Eldorado e Vilarinho – Linha 1 é para março de 2026, porém, o Metrô BH trabalha junto ao Governo do Estado, a fim de antecipar estes prazos e levar à população da Região Metropolitana de Belo Horizonte todos os benefícios da concessão, no menor prazo possível.
As bilheterias e as estações do metrô funcionam das 5h15 às 23h, todos os dias. Nos dias úteis, o intervalo é de 7,5 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o da tarde das 16h30 às 19h. Aos sábados, o intervalo habitual é de 7,5 minutos das 6h às 8h30 e 15 minutos após as 8h30. Aos domingos e feriados, o tempo entre um trem e outro é de 15 minutos durante todo o dia.