Paralisação

Metroviários de BH convocam assembleia e podem entrar em greve durante Carnaval

Categoria cobra elaboração de plano para atender com qualidade e segurança os usuários

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
31/01/2024 às 18:52.
Atualizado em 31/01/2024 às 19:20
 (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Foliões podem ter problemas para se deslocar por Belo Horizonte durante o Carnaval. Os trabalhadores do metrô estudam decretar uma paralisação durante os dias da festa, que deve ter mais de 5,5 milhões de pessoas na rua. A decisão pode sair em assembleia marcada pelo Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro) para o fim da tarde desta quinta-feira (1º) na Estação Central.

A categoria cobra que a empresa MetrôBH, que administra o transporte, elabore um plano para atender com qualidade e segurança os usuários do transporte público. Os metroviários reclamam que a concessionária vem se negando a conversar com a entidade.

Os representantes afirmam que após a privatização houve uma diminuição significativa no número de empregados no metrô. Eram 1483 e atualmente o número de funcionários é de 702.

Com isso as manutenções e a escala de atendimento nas estações está “impraticável”, o que vem causando diversos problemas, de acordo com o sindicato. Se o cenário permanecer assim, o sindicato afirma que para o carnaval a situação pode ser ainda mais grave.

Uma reunião de mediação foi marcada pelo Ministério Público do Trabalho, na qual participariam representantes do Sindimetro, bombeiros, polícia militar, prefeitura e a Metrô-BH, porém, a empresa não teria comparecido.

Por conta deste cenário, será debatido em assembleia nesta quinta a possibilidade de greve durante o período do carnaval.

Hoje em Dia entrou em contato com a empresa MetrôBH e aguarda um retorno.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por