(Piá/Reprodução)
Minas confirmou a segunda morte por raiva humana nesta quinta-feira (28). A vítima é um menino de 5 anos que morreu em 17 de abril na zona rural de Bertópolis, no Norte do Estado.
Com a confirmação de mais uma morte por raiva, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) contabiliza três casos da doença em Minas e um suspeito segue em investigação.
Todas as vítimas são moradores da zona rural de Bertópolis.
Casos em Minas
O primeiro caso de raiva humana no Estado foi confirmado em um garoto de 12 anos, que morreu em 4 de abril.
O segundo, uma menina de 12 anos, foi notificado em 5 de abril e confirmado na terça-feira (19). Essas duas infecções foram provocadas pela mordida de morcego hematófago (que se alimenta de sangue).
Em 13 de abril, a menina contaminada pela raiva apresentou piora clínica e foi transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permanece internada.
O terceiro caso da doença em Minas, confirmado nesta quinta (28) pela SES-MG, é de uma criança de 5 anos. Apesar de não ter apresentado sintomas clínicos, nem sinais de mordidas ou arranhões, os médicos optaram por investigar as causas do óbito do menino, devido à proximidade geográfica com as outras ocorrências.
Há ainda um quarto caso suspeito, em investigação, notificado na última quinta (21), também na área rural de Bertópolis. Uma menina de 11 anos apresentou sintomas como febre e dor de cabeça constante. Ela tem parentesco com a outra garota, de 12 (segundo caso confirmado), que está internada em BH.
De acordo com a SES-MG, a jovem de 11 anos também está internada, em um hospital regional de Bertópolis, e seu quadro de saúde estável. A pasta aguarda o resultado dos exames.
Vacinação e medidas de prevenção
A Secretaria diz que está realizando ações contra a raiava humana desde 4 de abril, quando foi notificado o primeiro caso suspeito.
Na última quinta (21), uma equipe foi enviada à Unidade Regional de Saúde de Teófilo Otoni para avaliar medidas de prevenção e controle da doença na região.
Já no último domingo (24), foram enviadas novas doses da vacina antirrábica humana para completar o esquema vacinal da comunidade rural de Bertópolis.
Até terça (26), das 999 pessoas a serem vacinadas, 977 tomaram a primeira dose, e 767 receberam a segunda.
A SES-MG já havia fornecido vacina e soro antirrábico humano para a vacinação da população exposta e também imunizante animal para cães e gatos da zona rural de Bertópolis.
Mesmo com o surto, o Governo de Minas afirmou que os casos foram considerados "isolados" e não afetam outros municípios.
Leia mais: