Boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) divulgado nesta sexta-feira (25) aponta que o Estado já conta com 38 municípios em situação de emergência devido aos transtornos provocados pelas fortes chuvas. Há, ainda, 2.369 pessoas desalojadas (morando com amigos e parentes) e 553 desabrigadas (morando em abrigos públicos). Os temporais causaram uma morte, em Piraúba, na Zona da Mata.
A Defesa Civil alertou ainda que um grande volume de chuva deve atingir o Norte, Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte, incluindo a capital, nos próximos dias. Nas próximas 24 horas, o volume de precipitação poderá ser expressivo e causar alagamentos e enxurradas. No fim de semana, tempestades estão previstas para as regiões Leste e Norte.
Doações
Como forma de prestar apoio humanitário e técnico às cidades atingidas, até o momento, a Defesa Civil disponibilizou 1.833 cestas básicas, 424 colchões, 1.053 kits higiene (com sabonete, papel higiênico, creme dental, absorvente e escova de dente), 574 kits dormitórios (com fronha, lençol, travesseiro e cobertor), além de outros 2.661 itens diversos, como água mineral, vestuário, alimentos, fraldas, lonas, kits limpeza e outros.
(*) Com Agência Minas.
Leia Mais:
Venda on-line com retirada em loja ganha preferência do consumidor nesta sexta
TCE recomenda suspensão do leilão do metrô de BH; governo diz que vai manter cronograma