(Fábio Marchetto/SES-MG)
Minas Gerais recebeu, na segunda-feira (5), a doação de 200 concentradores de oxigênio, equipamento que auxilia na oxigenoterapia e facilita o tratamento de doenças respiratórias crônicas.
Conforme informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), 69 instituições de 49 municípios mineiros foram contemplados e vão receber os equipamentos. A doação foi feita pela Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti).
Segundo o diretor científico da Somiti, Leandro Braz de Carvalho, os concentradores de oxigênio são uma contribuição dos profissionais de terapia intensiva para aqueles que sofreram consequências respiratórias depois de passarem pela Covid-19.
O equipamento, que oferece oxigênio puro a partir do ar ambiente, será utilizado na recuperação de mineiros que tiveram agravamento respiratório após a doença. “O concentrador de oxigênio é um ganho a mais para os pacientes com doenças pulmonares crônicas e para a recuperação da Covid-19, evitando a hospitalização prolongada”, disse o secretário de Estado de Saúde, Fabio Baccheretti.