(Pixabay / banco de imagens)
Em boletim divulgado nesta segunda-feira (5), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que 17 novos casos de varíola dos macacos (Monkeypox) foram confirmados no Estado em três dias.
O número de casos positivos passou de de 291, no levantamento divulgado na última sexta-feira (2), para 308 nesta segunda.
Os casos foram confirmados por exames laboratoriais realizados na Fundação Ezequiel Dias (Funed), na Gameleira, região Oeste de BH. Outros 652 casos foram descartados e há 921 em investigação.
Só uma morte foi registrada até agora. Trata-se de um homem de 41 anos, que residia em Belo Horizonte e era natural de Pará de Minas, na região Metropolitana.
Entre os casos confirmados em Minas, as idades dos pacientes variam de 18 a 61 anos e a maioria é do sexo masculino. Apenas quatro mulheres foram contaminadas até hoje.
A SES-MG também informou que "um paciente confirmado para Monkeypox encontra-se em internação hospitalar por necessidades clínicas".
A Secretaria reforçou que até o momento não foi registrada no país nenhuma infecção em primatas não-humanos (macacos e outros símios). Maltratar ou agredir animais é crime previsto em lei.
Leia Mais: