Ambos tiveram contato com carrapatos no mesmo período
(Reprodução SES / MG)
Minas registrou mais duas mortes por febre maculosa nesta quarta-feira (30) em Ipatinga, no Vale do Aço. Vítimas eram pescadores e foram contaminadas durante o trabalho.
O primeiro caso é o de um homem de 64 anos, residente no centro de Ipatinga, que morreu no dia 23 de julho deste ano. Já o segundo caso a vítima tinha 29 anos e veio a óbito no dia 27 de julho. Ambos tiveram contato com carrapatos no mesmo período, enquanto se encontravam numa lagoa pertencente a um município vizinho.
A confirmação oficial da Febre Maculosa foi resultado de uma investigação minuciosa conduzida pela equipe da Vigilância Epidemiológica de Ipatinga. O exame de biologia molecular detectável, segundo a prefeitura da cidade, foi crucial para determinar que a doença foi a causa dos óbitos.
O Executivo Municipal informou que está intensificando seus esforços para fornecer informações atualizadas e garantir a segurança da comunidade. A colaboração da população é fundamental para prevenir futuros casos de Febre Maculosa.
A Febre Maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. É causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.