Conforme boletim da Defesa Civil Estadual, número de desabrigados e desalojados chegou a 1.451
José Bráulio, prefeito de Dom Silvério, na Zona da Mata Mineira, ajudou a regatar duas mulheres de uma enxurrada na tarde desta terça-feira (7) (Reprodução/Redes Sociais)
O número de cidades em situação de emergência por conta das fortes chuvas subiu para 44 em Minas, conforme balanço divulgado pela Defesa Civil estadual nesta quarta-feira (8). As últimas cidades a entrarem para a lista foram Laranjal, no Triângulo Mineiro e Pedra Bonita, na Zona da Mata. Ambas cidades foram atingidas por um temporal.
Em Dom Silvério, um forte chuva arrasou com a cidade na tarde desta terça-feira (7). Duas horas de chuvas intensas provocaram alagamentos e grandes transtornos na região central da cidade.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o prefeito, Zé Bráulio (União), usando uma corda para ajudar os moradores a sair de casas inundadas
Desde o início do período chuvoso, em setembro, diversas cidades mineiras têm enfrentado eventos climáticos extremos como tempestades, vendavais, granizo e chuvas intensas, causando diversos prejuízos à população. Com a declaração de emergência, estas cidades podem acessar recursos estaduais e federais para reconstruir as áreas afetadas e atender as necessidades da população.
O estado já contabiliza 183 desabrigados e 1.268 desalojados em decorrência das chuvas. Além disso, 11 pessoas perderam suas vidas em decorrência dos temporais, sendo três em Ipanema, duas em Raul Soares e uma em cada um dos municípios de Uberlândia, Maripá de Minas, Coronel Pacheco, Capinópolis, Alterosa e Nepomuceno.
Veja a lista de cidades em emergência: