(Frederico Haikal)
No dia em que comemora 49 anos, o Mineirão inicia a contagem regressiva para o seu cinquentenário oferecendo ao torcedor um Museu Brasileiro do Futebol (MBF) ampliado e reformulado.
E as novidades já poderão ser conferidas a partir deste sábado (6), quando o local volta a abrir suas portas.
Ex-jogadores que fizeram história no futebol brasileiro, mesmo que tenham atuado antes de 1965, quando o Mineirão foi inaugurado, ganharam uma galeria, chamada “Os Imortais do Futebol”.
Museu do Futebol (Fotos: Pedro Vilela/Agência I7/Divulgação)
A ala conta também com fichas biográficas de 150 jogadores das eras Pré-Pelé (1900-1970) e Pós-Pelé (1971-2014), além de 36 biografias expandidas por meio de hologramas.
Outra atração é o espaço “De olho na Bola”, dedicado à crônica esportiva em geral. O espaço reproduz o ambiente de uma redação, com máquinas de escrever, além de contar também com mesas de som e microfones que foram utilizados nos primeiros anos do Mineirão e hoje fazem parte do acervo do museu. Imagens de capas de jornais das décadas de 10 a 50 decoram o ambiente.
A sala conta ainda com computadores para que os visitantes possam relembrar narrações memoráveis de partidas históricas de futebol, na voz de locutores da Rádio Itatiaia.
Galeria dos Imortais do Futebol
O MBF passa a contar ainda com um auditório para 96 pessoas, totalmente equipado para receber eventos culturais e educativos, como palestras, debates e cursos. Com a nova expansão, o MBF, alcançará 1,5 mil metros quadrados de área expositiva. Serviço
O museu fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábado e domingo funciona de 9h às 13h, exceto em dias de jogos. O valor da entrada para cada uma das atrações é R$ 8, e o pacote para visitar o MBF e o estádio custa R$ 14, com meia-entrada disponível para ambos.
Espaço para outros eventos