EDUCAÇÃO

Mineira nota 1.000 na redação do Enem 2021 estuda nove horas por dia e quer ser médica

Lucas Sanches
@sanches_07
10/02/2022 às 16:25.
Atualizado em 10/02/2022 às 20:57
A estudante mineira Emanuelle Boucinhas tirou nota 1000 na Redação do Enem 2021 (Fernando Michel / Hoje em Dia)

A estudante mineira Emanuelle Boucinhas tirou nota 1000 na Redação do Enem 2021 (Fernando Michel / Hoje em Dia)

Após três anos de muito estudo e dedicação, a tão sonhada aprovação no vestibular pode finalmente se tornar realidade para a estudante Emanuelle Boucinhas, de 20 anos. Ela prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, pelo terceiro ano seguido, e foi um dos candidatos que conseguiram nota 1000 na Redação. Agora, a vaga na faculdade de Medicina parece cada vez mais perto para a jovem.

"Foi um ano muito intenso com os estudos. Normalmente, assistia às aulas online de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, e durante a tarde, dedicava aproximadamente quatro horas para reler conteúdos e fazer exercícios", explica.

Em meio à pandemia da Covid-19, a estudante afirma que não saía de casa com frequência, justamente pela segurança. Entretanto, ela ressalta que foi importante conciliar a vida social com os estudos durante a preparação para o exame. "Minhas rotina acabou não sofrendo muitas mudanças. Encontrava minha família e amigos nos fins de semana, porque também precisava desse contato externo com as pessoas, e era uma questão de saúde também", lembra.

Em 2021, o Enem foi aplicado nos dias 21 e 28 de novembro em todo o país. Na Redação, o tema apresentado aos candidatos foi "Invisibilidade e Rregistro Civil: Garantia de Acesso à Cidadania no Brasil". Pode parecer complexo para muitos, mas para Emanuelle, aluna do Bernoulli, a prova foi "tirada de letra", mesmo com a proposta surpreendente.

"Realmente não imaginei que cairia um tema como esse, que é realmente importante. Mas nossos professores sempre nos deixavam muito tranquilos, e durante o ano nós previmos vários tópicos que poderiam ser abordados. Quando li o tema, me concentrei e consegui fazer sem problemas, foi inclusive a redação mais rápida que escrevi nos três anos em que vinha tentando", pontua.

Mesmo com o temor que paira sobre a Redação em todas as edições do exame, a estudante explica que a preparação com os professores, somada à criação de um modelo de escrita, foram as peças-chave para que tudo corresse da melhor forma possível.

"Nós fomos muito incentivados a criar o nosso modelo, dividindo o texto em introdução, dois pontos de desenvolvimento, e uma proposta de intervenção. Com isso em mente, foi só escrever", conta.

Para a professora Isabela Azevedo, do colégio e pré-vestibular Bernoulli, o tema foi de grande importância para os alunos entenderem o serviço e os processos que envolvem a cidadania no país. E para quem vai tentar o Enem mais uma vez em 2022, a dica é "não buscar necessariamente a excelência".

'A constância é muito mais importante que o resultado, que pode não vir em um primeiro momento. Entenda o processo, os erros cometidos na redação, e procurar melhorá-los para fazer sempre o melhor possível", aconselha.

Após o resultado máximo na redação, somado ao bom desempenho nas outras provas, a jovem aposta que neste ano será aprovada em Medicina na UFMG. "No ano passado, a nota de corte foi 813, e pelas minhas contas, consegui a média de 814,6 neste ano. Estou muito confiante que dessa vez vou passar", comenta.

Os resultados do Enem 2021 já estão disponíveis para consulta na Página do Participante, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Segundo o órgão, mais de 2,1 milhões de candidatos fizeram a prova em todo o país.

Leia mais:

Quarta dose também deve ser aplicada em idosos em Minas; decisão depende do Ministério da Saúde
Saiba como fica a cobertura telefônica em Minas após aprovação da venda da Oi

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por