Em relação a 2024

Mineiros pretendem gastar mais este ano na compra de produtos típicos da Páscoa, aponta pesquisa

Tíquete médio deve ser 8% maior, de acordo com levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado

Do HOJE EM DIA
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Publicado em 08/04/2025 às 18:48.
Pesquisa aponta que 50,5% dos mineiros não abrem mão de comprar os tradicionais ovos de Páscoa (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Pesquisa aponta que 50,5% dos mineiros não abrem mão de comprar os tradicionais ovos de Páscoa (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Mesmo com a alta de preços, os consumidores mineiros não vão abrir mão de presentear na Páscoa - especialmente com os tradicionais ovos de chocolate. E pretendem gastar está 8,3% maior neste ano em relação a 2024, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG).

De acordo com o levantamento, os 93,1% dos entrevistados que vão comemorar a data devem investir, em média, R$ 202,24. Entre as preferências estão fazer um almoço especial (32,8%), fazer uma reunião familiar (31%) e presentear com chocolates (28,3%).

"O valor que os mineiros estão dispostos a gastar não reflete apenas o aumento dos preços, mas o peso da tradição da data, o apelo emocional e os irresistíveis chocolates", analisa o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva..

Ainda que  80,2% dos consumidores considerem que o preço desses produtos está alto, 50,5% dos mineiros não abrem mão de comprar os tradicionais ovos de Páscoa, enquanto 29,5% vão optar pelas barras de chocolate e 20% por caixas de bombom.

"Cabe aos lojistas envolverem os consumidores na temática, oferecendo-lhes os tradicionais produtos da época com muita inovação, criatividade e promoções”, ressalta Vinícius Silva.

Compras em um só lugar

A pesquisa da FCDL Minas também mostra que os consumidores preferem concentrar suas compras em apenas um lugar e que a diversificação do mix de produtos e os preços competitivos serão os fatores cruciais para atração dos consumidores.

Assim, os supermercados/hipermercados lideram o ranking com a preferência de 46,2% dos entrevistados. Em seguida estão as lojas de bairro (24,7%), os centros comerciais (17,2%) e os shoppings centers (11,8%).

Já com relação a quem irão presentear, 26,4% dos entrevistados responderam que será o marido/esposa, seguido por filhos/as (20,0%), sobrinhos/as (15,5%) e pai/mãe (13,6%).

Para o economista da FCDL Minas, o levantamento deixa claro que, mesmo com um cenário econômico desafiador, que exige cautela e planejamento, o lojista pode fazer dessas variáveis grandes oportunidades para fortalecer suas vendas.

“Vale criar estratégias voltadas para atrair o consumidor por meio da decoração temática, ofertas especiais, divulgação de seus produtos, ampliar a experiência de compra dos clientes e reforçar o atendimento personalizado. Somente assim, todos sairão ganhando, tanto no quesito de vendas quanto no quesito de consumo”, finaliza o economista da FCDL-MG.

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