O Ministério da Saúde habilitou 67 laboratórios de Exames Citopatológicos do Colo do Útero, conhecido como papanicolau, em 51 municípios mineiros. As unidades habilitadas serão responsáveis por verificar o material colhido no papanicolau, exame preventivo considerado fundamental para detectar lesões precursoras do câncer do colo do útero.
A partir de agora, os laboratórios, que eram contratados diretamente pelos estados e municípios, não poderão mais terceirizar o serviço para laboratórios menores, exceto laboratórios que funcionam dentro das Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) e dos Centros de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), que são habilitados pelo Ministério da Saúde.
Serão investidos com esses serviços R$ 3,2 milhões por ano. No geral, a portaria do Ministério da Saúde habilitou 263 laboratórios pelo país. A orientação é que cada laboratório habilitado realize a leitura de, no mínimo, 15 mil lâminas por ano. A habilitação de laboratórios faz parte do programa Qualificação Nacional em Citopatologia (QualiCito).
Vacina
Desde março de 2014, o SUS oferece a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia.