Espaço de aprendizagem incentiva criatividade e experimentação, onde alunos podem construir projetos
Lançado em 2024, o programa investe R$ 100 milhões na implantação de mil laboratórios maker em todo o país (Mauro Nascimento / Secom RS)
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, está em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (14), para lançar um programa que vai implementar 90 laboratórios maker em escolas públicas, estaduais e municipais, além da capacitação de professores e auxílio financeiro de docentes e estudantes participantes.
Laboratório maker é um espaço de aprendizagem que incentiva a criatividade e a experimentação, onde os alunos podem construir projetos. São ambientes colaborativos, que promovem a troca de conhecimentos e a resolução de problemas reais.
O programa Mais Ciência na Escola em Minas será lançado no campus Betim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). De acordo com o Governo Federal, trata-se de uma iniciativa de abrangência nacional do MCTI em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Lançado em 2024, o programa investe R$ 100 milhões na implantação de mil laboratórios maker em todo o país. Os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).