O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, se reúne nesta terça-feira (29) com o secretário de Saúde de Minas Gerais em exercício, José Farah Júnior, para tratar do rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho. Até o momento, a tragédia deixou 65 mortos e 279 desaparecidos. Farah já deixou Belo Horizonte e deve chegar a Brasília por volta das 13h40. O encontro, de acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, está agendado para as 15h30.
Representantes da secretaria e do ministério já haviam se reunido na manhã de segunda-feira (28), na capital mineira, para definir ações consideradas prioritárias a serem adotadas em Brumadinho. Na ocasião, Farah destacou o papel desenvolvido pela vigilância, área responsável pela prevenção e pelo controle de doenças transmissíveis, verificação de fatores de risco envolvendo doenças crônicas não transmissíveis e saúde ambiental e do trabalhador.
“Devido às condições locais, a atuação dos profissionais da vigilância será fundamental, não só no que se refere à saúde da população atingida direta ou indiretamente pelo rompimento da barragem, mas também para a saúde de todos os demais profissionais que atuam na região”, informou a secretaria, por meio de nota.
Leia mais:
Onyx diz que governo não vai intervir na diretoria da Vale
Número de desaparecidos sobe para 288 em Brumadinho
Engenheiros presos não utilizaram equipamentos que indicariam rompimento de barragem, avalia Justiça
Fotografias ajudam bombeiros a localizar escombros de refeitório da Mina do Feijão
Animais presos no barro são sacrificados a tiros
Defensoria Pública recebe denúncias de advogados que querem lucrar com tragédia