(Ministério das Cidades/Divulgação)
O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, e o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, se encontraram com o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), nesta segunda-feira (4), por causa das fortes chuvas que atingem as cidades mineiras.
“Os dois ministros vieram justamente para atender essa situação de emergência em que estamos entrando agora. Num primeiro momento, estávamos preocupados com as cidades aqui do arco metropolitano, como Ribeirão das Neves, Caeté e, em especial, Pedro Leopoldo, em função da tromba d’água. Mas, agora, nesta manhã, já temos uma situação mais grave ainda no Leste de Minas. Rio Casca está totalmente alagada. Naquela região já temos municípios em situação muito grave. O que estamos discutindo são providências que vão ter que ser tomadas. A Defesa Civil estadual já está mobilizada. Nós vamos montar um Posto de Comando e Controle lá na região de Rio Casca, que é a mais grave. Aqui nós já temos ações nossas em Caeté e Ribeirão das Neves”, explicou Fernando Pimentel.
O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, informou que aguarda informações sobre a real situação dos municípios mineiros para decretar, nacionalmente, a situação de calamidade nos mesmos. “Nós estamos apenas aguardando a conclusão das informações para que haja o reconhecimento nacional da situação de emergência. A partir de amanhã (terça, 05), Ribeirão das Neves estará com situação já reconhecida porque esse município é o que está mais adiantado nesses dados. E na sequência, estaremos recebendo quais as demandas financeiras para primeiro restabelecer a normalidade dessas cidades. Em seguida, viabilizar recursos para reconstrução”, ressaltou o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho.
Segundo o ministro Baldy, após tomar conhecimento das reais necessidades dos municípios, em que foram decretados em estado de emergência, o Ministério das Cidades vai definir as ações que poderão ajudar na recuperação dessas cidades. A partir de então, deverá ser definido o atendimento dentro dos programas da Pasta na área de habitação (Minha Casa, Minha Vida e Cartão Reforma), saneamento e mobilidade (Programa Avançar).
* Fonte: Agência Minas e Ministério das Cidades