Natureza preservada

Mobilização nacional de proteção a áreas verdes desembarca no Parque das Mangabeiras, no domingo

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 21/07/2023 às 19:25.
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

A maior mobilização nacional de proteção de áreas verdes do país desembarca neste domingo (23) no Parque das Mangabeiras, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Atividades gratuitas serão oferecidas durante a campanha “Um Dia no Parque”. Dentre os destaques, os visitantes poderão participar da “Trilha do Cerrado”, que apresentará a biodiversidade do local. 

Por meio de um percurso guiado, com cerca de 400 metros, os participantes irão conhecer um pouco mais sobre algumas espécies que integram o bioma dessa importante área verde e como funciona o ecossistema do local, além de curiosidades sobre a fauna e flora. Os grupos serão de até 20 pessoas e as inscrições devem ser realizadas, por ordem de chegada, 15 minutos antes de cada horário de saída. A previsão de duração de cada trilha é de 30 minutos e as saídas serão a partir das 9h30. 

O caminho é sombreado e não exige grande esforço físico. Há alguns trechos mais inclinados, nos quais o acesso será feito por escadas de madeira. Podem participar pessoas de qualquer faixa etária, sendo que as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. 

Além disso, é obrigatório o uso de calçado fechado (tênis, sapato ou botas) para percorrer a trilha. É recomendado, ainda, vestir calças compridas; usar protetor solar, chapéu/boné e repelente contra insetos, além de trazer garrafa com água e lanche saudável. O ponto de encontro e entrada para a trilha será pelo viveiro de mudas (trilha entre a Praça das Águas e o Mirante da Mata). 

Sobre a campanha nacional “Um Dia no Parque”

A atividade integra a programação da campanha “Um Dia no Parque”, a maior mobilização nacional pela proteção de áreas verdes do Brasil. Neste ano, o tema escolhido foi “É hora de cuidar do nosso lar”, com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a necessidade urgente de mudanças de comportamentos em prol da preservação da natureza. O objetivo da campanha neste ano é continuar valorizando as unidades de conservação por meio da visitação e a expectativa é a de superar os números da edição de 2022, que contou com a participação de 100 mil pessoas e 360 parques, reservas e outros tipos de áreas protegidas em todo o território nacional.

* Com informações da PBH

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por