Modo de fazer panela de pedra-sabão em Cachoeira do Brumado, em Mariana, vira patrimônio imaterial

Renato Fonseca - Hoje em Dia
04/01/2016 às 07:54.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:52
 (Frederico Haikal)

(Frederico Haikal)

O jeitinho mineiro de fabricar panela de pedra-sabão, em Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana, na região Central do Estado, foi registrado como patrimônio cultural imaterial. A obtenção do título – uma espécie de tombamento municipal – beneficia cerca de 150 famílias da região, que têm neste ofício uma das principais atividades econômicas.
 
No ano passado, o Hoje em Dia mostrou que a busca pelo registro já estava sendo pleiteada. A tradição colonial remonta há quase 300 anos no povoado, distante a 27 quilômetros do Centro de Mariana. Um dossiê com mais de 200 páginas foi elaborado com o perfil dos produtores e informações detalhadas das etapas de fabricação das peças. O próximo passo será buscar a mesma proteção junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).
 
Segundo o coordenador do Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural da Prefeitura de Mariana, Lélio Pedrosa, o registro possibilitará à comunidade mais investimentos. “Parte da verba do ICMS Cultural (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços do Patrimônio Cultural) poderá ser direcionada para essa arte”.
 
Ainda conforme Lélio Pedrosa, ações educativas com escolas da cidade e um livro contando a história dos moradores de Brumado devem ser elaborados a partir de 2016. Um roteiro turístico próprio do distrito, com informações e passeios também está entre as propostas.
 
A presidente do Iepha, Michele Arroyo destacou a medida. “A arte em pedra-sabão é bastante característica da região, e a panela de pedra, para além do valor artístico, reforça o uso de um artefato que é típico do cotidiano e dos modos de vida da região”, disse.
 
Para ela, o reconhecimento do modo de fazer panela de pedra-sabão possibilita a salvaguarda do patrimônio cultural “através de ações articuladas entre gestores públicos, municipais e estaduais, e as comunidades detentoras do saber”.

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