(Eugênio Moraes)
O desejo de conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade de economizar água inspirou os alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Maria Muzzi Guastaferro, em Venda Nova. O grupo criou uma moeda ecológica (Eco) com a qual será possível, neste sábado (25), adquirir produtos em uma feira de sustentabilidade.
Há quatro meses os estudantes começaram a recolher os produtos a serem “comercializados”, muitos deles feitos com material reaproveitado. O valor de cada peça foi avaliado considerando a quantidade de água utilizada para produzi-la. Neste bazar solidário só compra quem tiver os “Ecos” em mãos.
Fruto do trabalho interdisciplinar (envolveu aulas de empreendedorismo, meio ambiente, matemática, filosofia, língua portuguesa e inglês) iniciado por cinco turmas, após a Copa do Mundo, a primeira edição da Ecofeira – será neste sábado, de 8h às 11h – ganhou a adesão de toda a escola e da comunidade, que doou brindes para sorteio.
Origem
“O conhecimento para o aluno tem de ser visto como desafio. A cada passo vencido, tem uma conquista”, afirma a professora Geisa Mara Batista, que plantou “a sementinha” do projeto.
A ideia do projeto começou, conta a aluna Sttefany Franca, quando a turma teve a ideia de verificar qual era o consumo mensal de água na escola. Ao “vigiar” o processo de limpeza, a moçada sugeriu que o pátio não fosse lavado todo dia. A partir daí verificou-se o custo da água na produção de um jeans e outros objetos. Com base no peso da peça, no material utilizado e no gasto de água para fabricar cada produto, segundo parâmetros internacionais, a turma chegou a uma tabela de valores.
A proporção é de um Eco a cada 100 litros de água. Uma calça jeans, por exemplo, vale, em média, 90 Ecos e gasta 10 mil litros de água para ser produzida. “Quanto mais claro o jeans, mais água foi gasta no processo de lavagem do tecido”, diz estudante, mostrando que aprendeu bem a lição.
Outra aluna, Thaís Soares, afirma que, com o projeto, todos estão revendo hábitos de consumo e entendendo como avaliar o preço de diversas mercadorias nas hora de ir às compras.
Para quem quiser se inspirar o projeto tem até página no Facebook, além dos blogs “105 ideias” e “desenvolvendo ideias”.