(Prefeitura de Montes Claros/Divulgação)
Montes Claros, na região Norte de Minas, decretou situação de emergência devido a estiagem prolongada que afeta o município. No Estado, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), 100 cidades recorreram ao órgão por causa da seca.
Para decretar a emergência, o prefeito Ruy Muniz se baseou no relatório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), que constatou perdas na produção da cidade.
Com a medida, os produtores rurais poderão comprar produtos com preços subsidiados na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além de solicitar recursos de órgãos como Ministério da Agricultura e Ministério da Integração.
Além disso, o Executivo conseguirá contratar caminhão-pipa para abastecer a zona rural sem licitação e tentar solicitar linhas de crédito. De acordo com Muniz, a decreto irá ajudar a cidade e os moradores a enfrentar a situação.
“Este decreto vai permitir que essa assistência continue e não seja interrompida pelo fato de ser ano eleitoral. Mesmo com as fortes chuvas de janeiro, os prejuízos dos produtores rurais se acumulam e as perdas são intensificadas pela estiagem”, afirma o prefeito.