Moradores de Montes Claros, no Norte de Minas, acordaram assustados nesta quinta-feira (18) com um novo tremor de terra. De acordo com o Corpo de Bombeiros, várias ligações de pessoas que moram nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade relataram ter sentido a terra tremer por volta das 7h10.
Nos bairros Morrinhos e Vargem Grande II duas casas passarão por uma avaliação dos bombeiros e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, já que os moradores alegaram o aparecimento de rachaduras após o tremor. Caso seja necessário, os ocupantes das residências podem ser orientados a deixar os imóveis provisoriamente.
O auxiliar administrativo Polyeder M. Santos Souza, de 28 anos, é morador do bairro Jaraguá 2. Ele saía para o trabalho quando sentiu o forte tremor. "As pessoas começaram a sair nos portões de casas assustadas", relatou. Ele questionou ainda as autoridades competentes sobre os recorrentes abalos sísmicos registrados na cidade. "Mais do que o tremor a falta de uma melhor explicação sobre o assunto por parte das autoridades competentes assusta e nos traz insegurança", afirmou Souza.
Procurado pela reportagem do Hoje em Dia, o Centro de Sismologia da Universidade Federal de Brasília (UnB) informou que o tremor atingiu 3,7 na escala Richter. O epicentro do tremor foi no bairro Vila Atlântida. E, segundo o Centro de Sismologia, a intensidade do abalo foi considerada forte, ao marcar a intensidade V na escala de Mercalli. Isso significa que o tremor foi sentido fora de casa e foi capaz de acordar pessoas. Além disso, o abalo pode ter causado queda de pequenos objetos e quadros, por exemplo.
Não houve registro de feridos.
Atualizada às 9h27.