Principal preocupação é com trabalhadores que dependem do deslocamento diário pelas rodovias
Proposta de concessão abrange trechos da Linha Verde (MG-10) e da MG-424 (Maurício Vieira/Hoje em Dia)
A possibilidade de concessão à iniciativa privada de trechos da Linha Verde (MG-10) e da MG-424, que dão acesso ao Aeroporto de Confins, Serra do Cipó e às cidades de Lagoa Santa, Vespasiano, Pedro Leopoldo, Matozinhos e Sete Lagoas motiva protestos de moradores da Grande BH, contrários à instalação de pedágios nas rodovias. A intenção foi anunciada em novembro pelo Governo de Minas.
Um abaixo-assinado para coleta de assinaturas contra a media começou em Lagoa Santa. Os envolvidos afirmam que não houve ainda qualquer consulta à população, desconsiderando também os impactos financeiros, sociais e econômicos.
A principal preocupação é com trabalhadores que dependem do deslocamento diário pelas rodovias.
Além disso, os envolvidos acreditam que até o turismo local poderá ser impactado. Lagoa Santa, por exemplo, é conhecida pelas belezas naturais, com várias cavernas e grutas. Para atender visitantes, o município conta com pousadas, hotéis e restaurantes com comidas típicas da região. O temor é que os pedágios “afastem o público”.
Até a última sexta-feira, quase 8 mil pessoas já tinham aderido ao abaixo-assinado virtual. Um protesto contra a medida anunciada pelo Governo Zema está marcado para esta semana.
Por meio de nota, o Governo de Minas informou que o contrato estabelece cerca de R$ 3 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos e de R$ 1,3 bilhão em serviços aos usuários, como atendimento médico de emergência e guincho.
O Estado também disse que até a próxima quinta-feira (12) as pessoas podem contribuir com sugestões ao projeto, por meio de consulta pública, neste link.
Nos dias 28 e 29 de novembro, a Seinfra realizou duas audiências públicas para apresentação do projeto de concessão do lote rodoviário Vetor Norte. As sessões ocorreram na Câmara Municipal de Vespasiano e na Cidade Administrativa, respectivamente.
Em outras oportunidades, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra) já havia informado que a concessão de estradas visa buscar investimentos para as vias, melhorando as condições de tráfego e dando mais segurança às pessoas.