Moradores da regional Pampulha reclamam de acúmulo de lixo doméstico nas ruas desde segunda-feira, em virtude da greve no sistema de coleta. Conforme reclamação de moradores do Bairro Itapoã à redação do Hoje em Dia, na manhã desta quinta-feira (15), o lixo já atrai moscas, roedores e até urubus. Em nota divulgada na quarta-feira, a Prefeitura de BH que a paralisação atinge as regiões Norte, Venda Nova e Pampulha.
Conforme o texto, a coleta é terceirizada e feita pela empresa Arclan, que "tem empenhado todos os esforços em busca da retomada do serviço, buscando o entendimento entre a prestadora e seus funcionários". Na última terça-feira, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) participou de reunião na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), em que foi firmado acordo entre a Arclan, funcionários da empresa e o sindicato da categoria para o fim da paralisação e, consequentemente, a regularização dos serviços.
Para minimizar os transtornos para a população, a SLU mantém o plano de contingência desencadeado desde a segunda-feira, com a utilização de pessoal e caminhões próprios, e estuda as medidas judiciais cabíveis para garantir o cumprimento do contrato de prestação de serviço.