(Lucas Prates)
Uma reivindicação antiga das famílias de Bento Rodrigues, povoado devastado pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro do ano passado, será finalmente atendida. Após uma ação movida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), um acordo foi firmado na última quinta-feira (4) entre o órgão, a Samarco e a Prefeitura de Mariana, garantindo o acesso dos antigos moradores às ruínas.
As visitas acontecerão três vezes na semana, às quartas-feiras, sábados e domingos, após todos passarem por um treinamento para situações de risco, como eventuais novos rompimentos de barragem, que será ministrado pela Defesa Civil. Além disso, a mineradora terá que construir um novo acesso que garanta segurança e tranquilidade dos atingidos ao local, já que atualmente a situação é precária e até mesmo perigosa.
Leia mais
Água distribuída em Governador Valadares apresenta alta concetração de alumínio
Código da mineração voltará a tramitar; discussão será retomada depois das eleições
Nove meses após rompimento de Fundão, em Mariana, Samarco ainda trabalha em ações emergenciais
A empresa será responsável por custear todo o aparato de segurança necessário para que o acesso, que vinha sendo dificultado, seja garantido. A prefeitura de Mariana irá, também, cadastrar todas as pessoas que precisam visitar o local, como pesquisadores que estudam as causas e efeitos da tragédia que deixou 19 mortos.
De acordo com o promotor Guilherme Meneghin, a Samarco reconheceu todos os pedidos da promotoria e a situação já está transitada e julgada.
"Era um absurdo a Samarco impedir o acesso de quem é dono do lugar. Para a gente é importante que eles possam ter acesso dentro das normas de segurança. O que o MP fez foi garantir o acesso ao local sem descuidar da segurança. Dessa forma não há mais a empresa se furtar de autorizar a entrada das pessoas", explicou, mostrando-se satisfeito com a garantia dos direitos dos atingidos.
Por meio de nota, a Samarco se posicionou sobre a questão. Veja abaixo na íntegra:
"Em audiência realizada no dia 4 de agosto, a Samarco e o Ministério Público de Minas Gerais firmaram acordo que manterá a segurança e o controle de acesso ao terreno de Bento Rodrigues para visitação, até uma decisão final no processo que trata do tema. A empresa também irá disponibilizar o cadastro dos impactados ao município de Mariana, bem como fornecerá os recursos necessários para regulamentar o acesso deles, como crachá para identificação. A Defesa Civil de Mariana deverá apresentar uma relação de equipamentos necessários à realização de suas atividades no local. Os materiais serão fornecidos pela Samarco. A empresa irá apresentar o projeto para construção de um novo acesso, com guarita e ponte para pedestres, no prazo de 10 dias".