Moradores de Itatiaiuçu continuam em hotel e ArcelorMittal promete nova consultoria em barragem

Rosiane Cunha
12/02/2019 às 18:25.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:31
 (Reprodução/Flickr)

(Reprodução/Flickr)

A ArcelorMittal informou nesta terça-feira (12) que segue analisando as condições da barragem de Serra Azul, em Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e que vai contratar uma consultoria especializada para novos estudos sobre a estabilidade da estrutura.

Na madrugada de sexta-feira (8), moradores do povoado de Pinheiros, a 1,5 quilômetro da barragem, foram retirados de suas casas e levados para um hotel por causa do risco de colapso da estrututura. Desde então, 116 pessoas continuam sem poder voltar para casa.

Para minimizar os impactos na vida desses moradores, a empresa está disponilizando o transporte dos atnigidos, que estão divididos em 32 famílias, para escolas e locais de trabalho. Desde segunda-feira, os veículos saem às 6h e às 11h do hotel em Itaúna, na Região Central do Estado, em direção a Itatiaiuçu e distritos de Pinheiros e Vieiras, com retornos no final do dia.

A Defesa Civil informou que não há previsão para retorno das famílias.

Animais

Alguns dos animais que ainda permaneciam na área de risco começaram a ser retirados do distrito em parceria com a Defesa Civil e uma equipe de veterinários contratados pela empresa.

As vacas, cavalos e porcos serão transferidos para um haras em Itatiaiuçu, após passarem por exames de avaliação, e animais de estimação como cães e gatos serão levados para casas de acolhimento. 

Já a remoção de aves e peixes ainda será avaliada. Ao todo, 597 bichos foram catalogados.


 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por