(Lucas Prates)
Moradores dos municípios de Nova Lima e Itabirito, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, farão um simulado prático de emergência na manhã da próxima quarta-feira (31).
O exercício é preventivo e tem como objetivo orientar a população sobre como proceder em caso de emergência envolvendo barragens.
A atividade deve interditar temporariamente o trânsito de veículos na estrada municipal ITA-140, situada ao lado da Mina do Pico.
O simulado, que será conduzido pela mineradora Vale e a Defesa Civil das duas cidades, deve envolver cerca de 600 pessoas, entre funcionários da empresa e moradores de condomínios da região.
Segundo a Vale, o simulado será realizado com a população localizada na Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens Maravilhas I, II e III e Cianita 2 e 3, das minas do Pico e Galinheiro.
“No horário da simulação, haverá o toque real de sirenes e os participantes deverão seguir as rotas de fuga, se dirigindo aos pontos de encontro localizados em área segura. Antes do sinal, é emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado”, explica a Vale.
A mineradora reforçou, no entanto, que não houve alteração na condição de segurança das estruturas. De acordo com a empresa, as barragens continuam com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, com exceção de Maravilhas II, que permanece em nível 1 de emergência, que não requer a evacuação da população localizada a jusante da estrutura.
De acordo com a Vale, as barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por equipamentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).
O simulado é uma continuidade das ações que fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente.
Leia mais:
BH tem previsão de calor neste domingo, mas restante da semana será de frio
Filhotes de lobo-guará são resgatados por bombeiros durante incêndio no Triângulo Mineiro