(Lucas Prates/Hoje em Dia)
Moradores de Paracatu de Baixo, distrito de Mariana, na região Central de Minas, reuniram-se com o prefeito do município, Duarte Júnior (PPS), para formar a comissão que vai representar a comunidade nas negociações com a Samarco Mineradora.
Uma comissão de moradores de Bento Rodrigues, distrito mais afetado pela lama que escorreu da barragem Fundão, no último dia 5, já foi formada. Na tarde desta terça-feira (17), os dois grupos participarão de uma assembleia com a empresa para legitimar as comissões.
"Estamos percebendo que as pessoas estão sendo levadas de um lado para outro e algumas já são idosas. Outras acreditam em membros da comunidade, então, vamos tirar uma comissão para que ela, agora, passe a ouvir e a falar por eles", diz o prefeito.
A principal demanda para a comissão formada hoje, segundo os moradores, é cobrar da Samarco a transferência das famílias dos hotéis para casas.
"Não tenho mais saúde e meu marido também não. Ele está ficando estressado no quarto do hotel e acaba passando mal. Em casa, tinha uma horta. Agora, não temos mais nada, saímos com a roupa do corpo", lamenta Maria do Carmo Assis Gonçalves, de 50 anos.