Banner instalado na rua Magnólia alerta para "alto índice de assaltos" e orienta que levem os pertences para não serem furtados
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
Moradores do bairro Caiçara, na região Noroeste de Belo Horizonte, estão alarmados com a crescente sensação de insegurança e o aumento da criminalidade na vizinhança. Um banner, instalado na rua Magnólia, na esquina com a avenida Carlos Luz, alerta a moradores e comerciantes da região para o "alto índice de assaltos" no local, recomendando que não estacionem ali.
A equipe do Hoje em Dia esteve no local nesta segunda-feira (23) conversou com a população. Um homem de 45 anos, que preferiu não se identificar, trabalha na região e confirmou a frequência de furtos e roubos. "A gente fica sabendo de muitos casos. Aqui no estacionamento e na rua de trás. Inclusive colocaram a faixa (banner) avisando", relatou ele.
O banner está afixado no estacionamento de um restaurante de fast-food da região, próximo a uma drogaria. Apesar da presença de estabelecimentos comerciais, os moradores denunciam crimes constantes.
Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) corroboram a preocupação dos moradores. De janeiro a maio de 2025, foram registrados 432 furtos e roubos no bairro, dando uma média de três crimes por dia. No mesmo período no ano passado foram 414 ocorrências.
Em contato com o Hoje em Dia, a PMMG informou que são realizadas ações e operações policiais de forma contínua no bairro Caiçara. A corporação cita que foram feitas 252 operações blitze, 83 Operações “Batida Policial” e 81 Operações “Proteja seu Bairro”, resultando em 103 prisões/apreensões de autores em flagrante de crime/contravenção.
A Polícia Militar de Minas Gerais, por intermédio do 34º Batalhão, informa que de forma contínua são realizadas ações e operações policiais na região do Bairro Caiçaras e adjacências. Cumpre ressaltar que a Polícia Militar tem acompanhado especialmente as ocorrências de crimes contra o patrimônio e atuado de forma a diminuir a incidência desse delito.
Dentre as estratégias adotadas até o presente momento, destaca-se a realização de duzentos e cinquenta e duas operações blitze, oitenta e três Operações “Batida Policial” e oitenta e uma Operações “Proteja seu Bairro”, resultando em cento e três prisões/apreensões de autores em flagrante de crime/contravenção (Fonte: SIGOp - Sistema de Gestão Operacional).
Ressalta-se também a realização de visitas tranquilizadoras com a finalidade de orientar o comércio e população local com dicas para prevenção criminal e segurança como um todo.
A implementação de tais medidas visa prevenir crimes e garantir a tranquilidade da comunidade com o aumento da sensação de segurança, mas também realizar a repressão qualificada de indivíduos em conflito com a lei.
Além disso, desde 31 de outubro de 2024 o 34º Batalhão passou a lançar diariamente, no Bairro Caiçaras, o Posto de Policiamento na Praça Professor José Americano, cuja iniciativa visa intensificar a presença policial, fortalecer a prevenção criminal e ampliar o contato com a comunidade local.
Ademais, é importante que a comunidade comunique as situações de suspeição de forma oportuna e célere à Polícia Militar, utilizando-se dos meios disponibilizados pelo Estado, como o atendimento de emergências policiais (190) e o disque-denúncia (181), ou mediante contato nas Bases de Segurança Comunitária ou unidades policiais.
A Polícia Militar reafirma seu papel constitucional, cumprindo com o policiamento preventivo e a manutenção da ordem pública, bem como realizando ações de repressão qualificada, dentre as demais ações voltadas para a segurança e o bem estar da sociedade, e coloca-se mais uma vez à disposição para informar à sociedade sobre eventuais demandas apresentadas.
Leia mais: