Moradores em alerta com alto nível dos rios do Sul de Minas

Margarida Hallacoc - Do Hoje em Dia
16/01/2013 às 07:08.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:40
 (Arquivo/Hoje em Dia)

(Arquivo/Hoje em Dia)

Apesar de a chuva ter dado uma trégua na terça-feira (15) no Sul de Minas, o nível dos cursos d’água continuava a subir, com risco de inundações em vários municípios. Em Itajubá, o rio Sapucaí subiu três metros, e estava, ontem, a 1,5 metro de transbordar.
 
Segundo a meteorologia, uma nova frente fria chega ao Estado nesta quarta-feira (16), provocando chuvas em várias regiões de Minas, inclusive a Sul, até sexta-feira.

De acordo com o professor Alexandre Barbosa, do laboratório hídrico da Universidade Federal de Itajubá, o trecho do rio antes da cidade é monitorado por 18 estações. O sistema permite avaliar o volume de água e alertar moradores das regiões mais baixas sobre a possibilidade de inundação, com até seis horas de antecedência. Em Três Corações, a situação também é preocupante.

Segundo a Defesa Civil, o rio Verde, que corta a cidade, está cinco metros acima do nível normal, e o rio do Peixe subiu quase três metros. “A terra já está muito encharcada e com pouca capacidade de absorção. Toda água da chuva, agora, corre direto para os rios”, explica Barbosa.

Em Ribeirão Vermelho, o rio Grande também tira o sono de moradores ribeirinhos. Com cinco metros acima do nível normal, o risco de transbordamento é iminente.
 
Buracos
 
Varginha também enfrenta problemas com o asfalto pouco resistente à água. Na rua Joaquim Camilo Tavares, no bairro Campos Elísios, parte da via cedeu na segunda-feira e não há como transitar pelo local.

Em Poços de Caldas, bombeiros registraram 30 ocorrências por problemas com a chuva nos últimos dias. A avenida Alcoa foi interditada na terça-feira, depois que um terreno cedeu e invadiu a pista.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por