Moradores lamentam corte de árvore no Cidade Nova; PBH diz que há risco de queda

Simon Nascimento
scruz@hojeemdia.com.br
22/11/2018 às 09:51.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:56
 (Maurício Vieira/Hoje em Dia)

(Maurício Vieira/Hoje em Dia)

Um imbróglio antigo entre moradores da rua Bernardino de Sena Figueiredo, no bairro Cidade Nova, Nordeste de Belo Horizonte, e a prefeitura da capital terminou na manhã desta quinta-feira (22) com o corte total de uma árvore. 

A supressão da espécime ocorre a pedido de um grupo de moradores da rua, mas contra a vontade de outros que moram na via. Nesta manhã, o morador de um prédio chegou a estacionar o carro embaixo da plantação para evitar a ação. 

Os operários da PBH realizam a supressão com a supervisão da gerência da regional Nordeste. No ofício que autoriza a ação, ao qual o Hoje em Dia teve acesso, o executivo municipal diz que a sibipuruna está com sinais de envelhecimento, oferecendo risco a um condomínio residencial e a uma escola infantil que ficam de frente a árvore.

No início de outubro o Hoje em Dia noticiou o entrave entre a PBH e moradores por causa do corte da sibipuruna. À época, o executivo municipal alegava que a árvore apresentava estrangulamento deç raízes e que havia parasitas no tronco da sibipuruna, sendo essencial a retiradada para segurança dos moradores.

 Integrante da ala de condôminos que contestam a supressão, o professor Luiz Outon, de 42 anos, questiona a retirada da árvore. "Eu não entendo o porquê. Não foi apresentado nada comprovando que ela tem risco de queda", comentou. 

"A gente sabe da importância das árvores para a cidade. Aqui na rua mesmo deixava o ar mais fresco e servia de abrigo para muitos passarinhos. Esses cortes deixam nossa vidade cada dia mais feia", lamentou. 

A reportagem procurou a prefeitura de Belo Horizonte para comentar sobre o corte da espécime, e a administração municipal confirmou que a árvore estava condenada, oferecendo riscos à população local. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por