manifestação

Moradores pedem manutenção das atividades em antiga sede do Centro de Saúde Mariano de Abreu

Leonardo Parrela
leoparrela@hojeemdia.com.br
26/05/2022 às 14:02.
Atualizado em 26/05/2022 às 14:03
Populares se reuniram no local, que hoje se encontra desativado (Lucas Prates/Hoje Em Dia)

Populares se reuniram no local, que hoje se encontra desativado (Lucas Prates/Hoje Em Dia)

Moradores do bairro Mariano de Abreu, região Leste de Belo Horizonte, realizaram um protesto nesta quinta-feira (26) pedindo a manutenção das atividades do antigo centro de saúde da região, que agora funciona em novo endereço.

No dia 17 de maio, um novo centro foi inaugurado pela prefeitura para atender a comunidade, mas no Caetano Furquim, um bairro vizinho, cerca de 700 metros do antigo local. Moradores reclamam de morros íngrimes no caminho para o bairro vizinho.

Bruno Pedralva, secretário-geral do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, afirma que a população tem dificuldades de acesso à nova localidade. "É uma manifestação legítima da população que está insatisfeita com a mudança do local de Centro de Saúde e a gente acha que é importante, considerando que a população mais vulnerável do bairro ficou muito distante", comentou.

O secretário também defende a abertura de negociação com a PBH para que o endereço antigo seja um anexo do novo centro. 

Ação Civil Pública

No dia 29 de abril de 2022, a associação do bairro ajuizou uma Ação Civil Pública pedindo a manutenção da antiga sede do Cento de Saúde Mariano de Abreu como anexo para o atendimento de cerca de 10 mil usuários. No dia 17 de maio, o Juiz responsável pela ação intimou a prefeitura a se manifestar em até 72h sobre o pedido de tutela de não-desativação nem demolição do atual centro de saúde.

Procurada, a PBH informou que já esclareceu para a população e Ministério Público os motivos da alteração de endereço da unidade e que apresentará suas razões no prazo determinado pela Justiça.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por