(Lucas Prates)
MARIANA - Foi realizada nesta segunda-feira (16) a primeira reunião entre a prefeitura de Mariana e a comissão formada por sete moradores de Bento Rodrigues. O grupo, que representa todas as famílias do Distrito, repassou ao Executivo o desejo das famílias de voltar a conviver juntas em um novo povoado a ser construído.
A área onde seriam erguidas as residências ainda precisa ser mapeada pela prefeitura. "A comissão informou que mais de 80% das pessoas querem permanecer unidas. E não voltar para Bento por medo e tristeza devido a tamanha destruição", disse o prefeito Duarte Júnior.
Segundo ele, todas as reuniões da comissão serão oficilizadas por meio de ata. As decisões do grupo serão feitas em comum acordo com os demais moradores para depois serem repassadas todas as demandas à prefeitura e à Samarco.
Morador do Distrito de Camargos, Geraldo Marcos da Silva, conhecido como Dunga, é dos representantes da comissão. Ele reforça que o grupo não decidirá nada sem o aval de todos as famílias atingidas. "Somos a boca e o ouvido das pessoas. Só vamos aceitar o que for melhor para todos", resume.
Visita
Nesta segunda-feira está prevista uma visita do ministro Patrus Ananias e o retorno às aulas dos estudantes de Bento. Eles serão realocados em outra instituição da cidade.