Morre, aos 84 anos, Bispo Emérito de Montes Claros

Hoje em Dia
14/05/2015 às 13:01.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:01
 (Santa Casa)

(Santa Casa)

Faleceu na manhã desta quinta-feira (14), aos 84 anos, o Bispo Emérito de Montes Claros, Dom Geraldo Majela de Castro. Com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Dom Geraldo permaneceu internado como paciente morador na Santa Casa de Montes Claros durante dois anos e oito meses.

As homenagens acontecerão no Priorado Premonstratense, ao meio dia, depois na Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São JOsé, às 17 horas. Em seguida, o corpo irá para a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, às 23 horas, onde acontece a Missa do Corpo Presente e o sepultamento nesta sexta-feira (15), às 9 horas.
 
Filho de Eunápio Raymundo de Castro e Ana Batista de Castro, o Bispo nasceu em Montes Claros, em 24 de junho de 1930, sendo o primeiro de uma família de nove filhos. Ainda na infância, foi manifestada a vocação para o sacerdócio, com a missão de servir a Deus e aos irmãos.

Em 1942, aos 11 anos, ingressou no Seminário, em Pirapora do Bom Jesus, São Paulo, onde permaneceu até o ano de 1947. No início do ano seguinte ingressou no Noviciado da Ordem Premonstratense para estudar filosofia e teologia. Em dezembro de 1953 foi nomeado Padre em Montes Claros pelo Bispo Dom Luis Victor Sartori. Durante 17 anos trabalhou na Escola Apostólica São Norberto. Após esse tempo, foi pároco em Bocaiúva por 12 anos até ser ordenado Bispo de Montes Claros em 8 de setembro de 1982.

No dia 29 de junho de 2001, Dom Geraldo Majela foi nomeado pelo Papa João Paulo II primeiro Arcebispo Metropolitano da Província Eclesiástica de Montes Claros, a 39ª do país, que elevou a Diocese de Montes Claros à condição de Arquidiocese ou Sede Metropolitana. Teve como antecessores Dom João Antônio Pimenta (primeiro Bispo), Dom Aristides Porto, Dom Antônio Morais, Dom Luiz Victor Sartori e Dom José Alves Trindade. Durante oito anos, Dom Geraldo foi Arcebispo Emérito de Montes Claros.

Em 1988, tornou-se responsável pela Irmandade Nossa Senhora das Mercês, onde permaneceu até abril de 2007. A atuação de Dom Geraldo na Santa Casa rendeu homenagens em diversos momentos: na inauguração do Pavilhão Dom Geraldo Majela de Castro, em 21 de dezembro de 1994, com o Troféu Irmã Beata, Comenda Amigos da Santa Casa, Troféu Família Santa Casa, Torneio de Futebol Society Dom Geraldo Majela de Castro e com foto oficial na Galeria de Bispos, localizada na Sala da Provedoria.

Programação velório e sepultamento:
Dia 14/05

• 12h30 - Velório no Seminário Premonstratense (Priorado), Rua Lírio Brant, 619, bairro Melo
• 17h00 - Velório na Igreja Matriz de Nossa Senhora e São José
• 23h00 - Velório na Catedral Metropolitana

Dia 15/05

• 9h00 - Missa de Corpo Presente e, em seguida, sepultamento  (Catedral Metropolitana)

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por