(Toninho Almada/Arquivo/23.1.2005)
O ex-governador de Minas Gerais Francelino Pereira (DEM) morreu na ma nhã desta quinta-feira (21), aos 96 anos. A causa da morte não foi divulgada. O velório é realizado no Palácio da Liberdade até as 19h30.
Nascido na cidade de Angical, no Piauí, e formado em direito, Francelino governou o Estado entre 1979 e 1983 e foi senador por Minas Gerais entre 1995 e 2002. O político também foi deputado federal por quatro mandatos entre 1963 e 1979 e chegou a presidir a Aliança Renovadora Nacional (Arena), o partido dos militares durante a ditadura. Depois passou pelo PFL e pelo Democratas. Ocupou a Cadeira número 25 da Academia Mineira de Letras, cujo patrono é Augusta Franco.
Políticos manifestaram pesar sobre a morte de Pereira. O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, recebeu com pesar a notícia do falecimento do ex-governador Francelino Pereira. Afirmou que "se solidariza com os familiares e amigos neste momento".
"O ex-governador desempenhou um importante papel para a história do Brasil no momento em que nosso país iniciava a transição rumo à retomada da democracia", afirmou o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda.
"Lamento profundamente a morte do governador Francelino Pereira. Ele que com tanto empenho emprestou seus trabalhos para a melhoria de nosso Estado, Minas Gerais, por onde também foi senador e deputado federal. Sempre preocupado com o desenvolvimento de Minas, Francelino se dedicou a construir um Estado mais simples, que colaborasse com o desenvolvimento do cidadão", disse o senador Antonio Anastasia.
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais também se manifestou: É com profundo pesar que o Judiciário estadual de Minas Gerais recebe a informação do falecimento do ex-governador de Minas Gerais, Francelino Pereira dos Santos. Neste momento de profunda dor, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais se solidariza com os familiares e amigos do ex-governador. Fica o reconhecimento de sua lisura ética, espírito público e conciliador".