Mostra apresenta soluções tecnológicas que facilitam o cotidiano da população

Patrícia Santos Dumont - Hoje em Dia
24/11/2015 às 07:40.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:03
 (Ricardo Bastos)

(Ricardo Bastos)

Ciência e tecnologia ao alcance dos olhos e das mãos. Quem nunca desejou ligar uma lâmpada e até regar um jardim sem precisar levantar do sofá? Uma tecnologia capaz de permitir o acionamento de qualquer dispositivo elétrico de forma programada, via web, foi apresentada ontem, em Belo Horizonte, no primeiro dia da Inova Minas.

A primeira edição da mostra, que termina hoje, é uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Outros 69 cientistas mineiros participam do evento.

A cômoda possibilidade de acionar, por meio de um dispositivo móvel conectado à internet, qualquer equipamento que necessite ser ligado na tomada veio de Patrocínio, no Alto Paranaíba. A “dona” da ideia tem nada menos que 16 anos. Thaynara Silva é aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

O experimento, no qual trabalhou por um ano, já está pronto para ser comercializado. Faltam apenas parceiros. A criação, mais barata em relação aos sistemas de automação disponíveis, permite, ainda, a reprogramação remota do serviço desejado.

“Se a pessoa viajou, por exemplo, mas quer ligar uma lâmpada de casa, ela consegue. Basta acessar o sistema com uma conexão da internet e fazer a programação de hora e tempo em que a lâmpada ficará ligada”, explica o orientador de Thaynara, Daniel Cintra Cugler, do IFTM. O projeto custou menos de R$ 200.

DISTÂNCIA MENOR

Presidente da Fapemig, Evaldo Ferreira Vilela, aposta na mostra como uma forma de encurtar distâncias. “Queremos que as pessoas comuns possam conhecer um cientista, conversar com ele e entender os benefícios daquilo para suas vidas”, afirma. O evento se tornará fixo no calendário mineiro.
A Inova Minas termina hoje às 13h. O evento acontece no Palácio das Artes e a entrada é gratuita.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por