'Faixa Azul'

Motofaixa em BH: vias que receberão corredor exclusivo para motos devem ser definidas até julho

Expectativa é que as faixas sejam implementadas na capital até o fim de 2025

Bernardo Haddad
@_bezao
10/04/2025 às 16:08.
Atualizado em 10/04/2025 às 16:18
Para especialista, implantação de pistas exclusivas para motos depende da análise da dimensão das vias, o que inviabilizaria adoção na Cristiano Machado, Pedro II e Amazonas (Maurício Vieira/ Hoje em Dia)

Para especialista, implantação de pistas exclusivas para motos depende da análise da dimensão das vias, o que inviabilizaria adoção na Cristiano Machado, Pedro II e Amazonas (Maurício Vieira/ Hoje em Dia)

As vias que receberão faixas exclusivas para motos em Belo Horizonte devem ser definidas até julho e a expectativa é que o modelo de mobilidade comece a funcionar até o fim deste ano. Uma audiência pública realizada nesta quinta-feira (10) na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) debateu a instalação das motofaixas na capital mineira e, também, apresentou sugestões de avenidas para receber o corredor exclusivo. 

Segundo a subsecretária de Operações de Transporte e Trânsito, Jussara Bellavinha, a Prefeitura estuda a implementação das faixas e possui uma lista de possíveis avenidas que podem receber as motofaixas na capital. 

“As vias não são todas iguais, as dimensões são variadas. Temos que pegar tudo isso e desenhar onde vamos conseguir colocar e qual solução dar. Queremos ter algum projeto pronto até julho para implantar, usando as emendas para instalar essas motofaixas até o final do ano”, disse a subsecretária.

Durante a audiência, representantes das categorias de motociclistas sugeriram a implementação das motofaixas na avenida Tereza Cristina, no sentido Contagem. Outras vias que apareceram como opções para receber as faixas exclusivas foram Cristiano Machado, Antônio Carlos e Pedro I. 

O vereador Bráulio Lara (Novo) sugeriu que a PBH abrisse os projetos para que os vereadores possam colaborar com os próximos passos dos estudos da motofaixa na capital mineira. O político, autor de uma emenda impositiva que garante R$ 500 mil para a implementação dos corredores exclusivos, afirmou que o motociclista precisa ser “priorizado no trânsito de BH”. 

“Espero que a gente pare de ver o aumento do número de acidentes envolvendo motos. São muitos problemas e precisamos fazer algo. A moto faixa é um passo que todos estão apoiando e vai contribuir muito. Tenho certeza que não vamos deixar BH ficar para trás nesse quesito”, disse o vereador. 

‘Faixa Azul’ em BH

Conforme o Hoje em Dia mostrou, o corredor exclusivo para motos é uma das apostas da Prefeitura de BH para reorganizar o trânsito e garantir mais segurança a pilotos, motoristas e pedestres. A PBH já acionou a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para tratar do assunto. 

No Brasil, as faixas exclusivas para motocicletas não estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A autorização provisória depende do aval da Senatran. Conforme a administração municipal, estudos para a viabilidade técnica da medida já estão em andamento, mas não há previsão para a divulgação dos resultados.

Segundo o consultor em transporte e trânsito, Osias Baptista, o mecanismo funciona bem na capital paulista, mas ainda é experimental.

“Tem de se verificar as dimensões das avenidas em BH, para ver se cabe, e compatibilizar com os projetos de faixa exclusiva de ônibus. Possivelmente, na Via Expressa, Antônio Carlos, Pedro I e Andradas seja possível. Nas avenidas Cristiano Machado, Pedro II e Amazonas, dificilmente”, destacou.

Osias, que também é motociclista, afirma que a faixa azul pode ajudar a reduzir os índices de acidentes em BH, mas também depende dos cuidados tomados pelos pilotos.

“Uma questão importante em BH é que praticamente não existe fiscalização de comportamento dos motociclistas, que se sentem à vontade para infringir todas as regras, o que causa grande parte dos acidentes”.

Leia mais: 

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por