Investigação

Motorista de carreta envolvida em acidente que matou 39 pessoas na BR-116 é preso no Espírito Santo

Governador Romeu Zema anunciou a prisão nas redes sociais

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
21/01/2025 às 12:19.
Atualizado em 21/01/2025 às 12:57
Investigação apontou que o condutor estava sob efeito de substâncias ilícitas (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Investigação apontou que o condutor estava sob efeito de substâncias ilícitas (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

O motorista da carreta envolvida no grave acidente na BR-116, em Teófilo Otoni, que resultou na morte de 39 pessoas, foi preso na manhã desta terça-feira (21), no Espírito Santo. A informação foi confirmada pelo governador de Minas, Romeu Zema (Novo), nas redes sociais.

A prisão do caminhoneiro de 39 anos havia sido decretada pela Justiça. A decisão, assinada pelo juiz Danilo de Mello Ferraz, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Teófilo Otoni, foi embasada em exames que comprovaram o uso de álcool, ecstasy e cocaína pelo caminhoneiro.

Zema ressaltou o uso de alta tecnologia na investigação e afirmou que "em Minas, não há impunidade". 

O motorista da carreta envolvido no acidente que matou 39 pessoas no final de 24, na BR-116, foi preso hoje, no ES. Usando de alta tecnologia, a investigação apontou que o condutor estava sob efeito de substâncias ilícitas", postou o governador no X.

Irresponsabilidade e imprudência

A investigação apontou uma série de irregularidades cometidas pelo motorista, como o excesso de velocidade, o sobrepeso da carga e a jornada exaustiva de trabalho. Além disso, o caminhoneiro se negou a disponibilizar seu celular para análise, demonstrando falta de colaboração com as investigações.

Segundo o magistrado, o motorista assumiu riscos desnecessários, colocando em perigo a vida de outras pessoas. A combinação de álcool, drogas e imprudência ao volante foi o fator determinante para a tragédia.

Histórico de infrações

A decisão judicial também levou em consideração o histórico do motorista, que já havia sido abordado por policiais com sintomas de embriaguez em outras ocasiões. Essa reincidência, aliada à gravidade do acidente, pesou na decisão de decretar a prisão preventiva.

A tragédia

O acidente ocorreu na madrugada do dia 21 de dezembro, quando a carreta, carregada com um bloco de granito, colidiu com um ônibus. A força do impacto causou a morte de 39 pessoas e deixou várias feridas. A maioria dos corpos ficou presa às ferragens e carbonizados. Os corpos foram identificados por meio de exames de DNA, papiloscopia e odontologia legal.

As investigações apontam duas principais hipóteses para o acidente: o estouro do pneu do ônibus ou o excesso de peso e velocidade da carreta, aliado ao desprendimento do bloco de granito. 

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por