(Pedro Gontijo/arquivo Hoje e m Dia)
O cerco a motoristas infratores ganha força a partir deste fim de semana em Belo Horizonte. Blitze serão intensificadas com foco em condutores bêbados, com carros em condições irregulares ou de posse de armas e drogas. As ações fazem parte da campanha Maio Amarelo, mês de prevenção a acidentes e mortes no trânsito.
As autoridades reforçam a urgência de comportamentos mais seguros e responsáveis por parte de quem está ao volante, passageiros, pedestres e ciclistas. Ações educativas também estão previstas. “O objetivo é prevenir acidentes e coibir delitos”, resume o tenente da Polícia Militar, Giovanni Moreira.
O militar explica que muitos acidentes ocorrem devido à associação de álcool e volante. Só entre janeiro e fevereiro deste ano, 651 acidentes foram em Minas tiveram como causa a embriaguez. Desses, 288 tiveram vítimas. Outros 12 tiveram ao menos uma morte.
O tenente Giovanni detalha as irregularidades “explodem” aos fim de semana. Diante disso, o tenente faz um apelo para que motoristas não dirijam sob efeito de bebidas.
“Tendo em vista o momento de descanso, as pessoas vão mais aos bares e eventos. Os casos de embriaguez aumentam. Orientamos que os condutores tenham bom senso, uso de cortesia e pratiquem a condução defensiva para que não se torne uma vítima de acidente”, alerta.
Não avise sobre blitz
De acordo com o tenente Giovanni, um dos problemas enfrentados está na ação de motoristas que avisam outras pessoas sobre as blitze realizadas pelos órgãos de segurança. O militar alerta que a prática pode colocar em risco a própria população.
“Não avisem sobre as blitzes policiais nos aplicativos nem pisquem faróis para avisar aos condutores que vem no sentido contrário. Essa ação pode prejudicar a própria pessoa porque, futuramente, ela ou a família podem estar sendo vítimas dos infratores”.
O motorista parado em uma blitz deve apresentar o veículo em perfeito estado de funcionamento, a documentação e licença em dia, além da habilitação. Ele também pode ser submetido ao teste do bafômetro.