Move Metropolitano: usuários da Grande BH devem ficar atentos às mudanças

Clarissa Carvalhaes - Hoje em Dia
26/04/2014 às 16:49.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:19
Aumento autorizado foi de 7,15% (Divulgação Setop)

Aumento autorizado foi de 7,15% (Divulgação Setop)

A próxima segunda-feira será o primeiro dia útil da terceira etapa do Move BH e o começo da jornada do Metropolitano. Usuários de Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas precisam ficar atentos para a mudança no itinerário dos ônibus que saem dos seus municípios. Desde hoje pela manhã, 31 linhas das seis cidades deixaram de fazer o trajeto até o Centro da capital para circular até o terminal São Gabriel. A previsão é atender mais de 35 mil usurários.

De lá, os passageiros são transportados no Move Metropolitano que tem terminais no Centro (Avenida Santos Dumont, esquina com rua Espírito Santo) com opção de linha Direta e Parador. Outros dois itinerários que vão para Contagem um passando pela avenida Amazonas, outro pela Via Expressa.

Com a mudança, 92 ônibus deixarão de circular no Centro – apenas 25 manterão o trajeto. Neste sábado, primeiro dia da implantação, para evitar maiores transtornos é aconselhável que o usuário fique atento com placas de sinalização. Quem tem o Cartão Ótimo não deve pagar nada mais para usar o Move Metropolitano.

O comerciante José Barbosa, 63 anos, esteve no Terminal São Gabriel apenas para reconhecer o novo traslado que fará a partir de segunda-feira para o trabalho. “Eu não quero passar aperto, então vim conhecer o sistema e até o lugar onde devo embarcar. Não quero dor de cabeça no início da semana”, explicou. 

Dor de cabeça foi o que muita gente não conseguiu escapar no primeiro dia. A atendente Maria José saiu de Santa Luzia às 11 hora e até o meio dia não tinha descoberto qual era a linha ideal para deixa-la perto do trabalho. “Estou perdida nesse lugar e cansada de tanto procurar e ouvir informações desencontradas”, protestou.

Susto

Em meio a inauguração do Move Metropolitano, o prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB) aproveitou para inaugurar o trajeto da linha 85 (que passa pelo Mercado Central, Região Hospital até São Gabriel).
 
Prefeito Marcio Lacerda fez uma das viagens do Move neste sábado (Foto: Lucas Prates/Hoje em Dia)

Durante a ocasião, a vice-presidente da Associação Comunitária de Amigos e Usuários do Hospital Sofia Feldman, Conceição Trindade, 72 anos, acabou sendo prensada pela rampa utilizada para acesso de cadeirante no momento que entrava no Move.

Com arranhões no braço, a mulher só não se machucou gravemente porque dois homens seguraram a rampa até que ela conseguisse se soltar. “Foi um susto, mas um susto daqueles, né?”, confidenciou Conceição.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por