Olho eletrônico

'Muralha BH' vai monitorar toda a cidade com 10 mil câmeras a partir de outubro, promete Damião

Projeto anunciado pelo prefeito vai identificar veículos e pessoas em tempo real; bicicletas da Guarda também terão câmeras integradas ao COP

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
15/09/2025 às 13:54.
Atualizado em 15/09/2025 às 14:08
Álvaro Damião anuncia que Belo Horizonte terá mais de 10 mil câmeras de vigilância, com monitoramento em tempo real de veículos e pessoas a partir de outubro (Cristina Medeiros/CMBH)

Álvaro Damião anuncia que Belo Horizonte terá mais de 10 mil câmeras de vigilância, com monitoramento em tempo real de veículos e pessoas a partir de outubro (Cristina Medeiros/CMBH)

Belo Horizonte deve lançar, já em outubro, um dos maiores programas de vigilância eletrônica do país. Batizado de Muralha BH, o projeto prevê a instalação de mais de 10 mil câmeras espalhadas pela cidade, capazes de monitorar em tempo real a circulação de veículos e pessoas em todas as regiões da capital.

Segundo o prefeito Álvaro Damião (União Brasil), a tecnologia permitirá o rastreamento imediato de carros e motos furtados, além de reforçar a segurança no trânsito do Anel Rodoviário, recentemente municipalizado. 

“Não vai entrar um carro e nem sair um carro, uma placa sequer. Quando eu falo carro, moto também, óbvio. Não vai sair uma placa de Belo Horizonte. Todos serão identificados”, afirmou o prefeito em entrevista à CNN, nesta segunda-feira (15) 

Além da vigilância física, o plano também inclui a compra de mais bicicletas para uso da Guarda Municipal. “Nós estamos comprando mais de 100 bicicletas já com câmeras de segurança. As nossas bicicletas, inclusive, terão câmeras de segurança. Todas elas falam automaticamente com o COP (Centro de Operações da Prefeitura)”, disse.

A iniciativa foi inspirada no modelo Smart Sampa, em São Paulo, mas com adaptações e inovações. As chamadas “câmeras hiper inteligentes” prometem identificar placas e até rostos com precisão, cruzando dados diretamente com o Centro de Operações da Prefeitura.

Leia mais: 

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por