Mostra será aberta em 24 de setembro, com obras recuperadas por técnicas de fotografia científica
O público vai poder conhecer, a partir de 24 de setembro, desenhos de Alberto da Veiga Guignard que estavam praticamente apagados pelo tempo e foram recuperados com tecnologia inédita no Brasil. A exposição “Do Invisível ao Visível” será aberta no Museu Casa Guignard, em Ouro Preto, na região Central, como parte da programação da 19ª Primavera de Museus.
A mostra apresenta duas obras originais do artista mineiro lado a lado com as imagens reveladas por meio de técnicas de fotografia científica. O processo, conduzido durante seis meses pela conservadora e restauradora Larissa Oliveira, utilizou diferentes radiações do espectro eletromagnético, como luz visível, fluorescência ultravioleta, infravermelho e imagem multiespectral, além de técnicas como luz rasante, que permitem recuperar detalhes sem intervenções físicas sobre o papel.
Antes e depois de desenho de Guignard de 1956 recuperado (Museu Casa Guignard / Divulgação)
Antes e depois de desenho de Guignard de 1956 recuperado (Museu Casa Guignard / Divulgação)
“O resultado possibilitou que pudéssemos visualizar a obra por inteiro, pois elas se encontravam praticamente invisíveis. Também nos permitiu enxergar detalhes que antes não eram perceptíveis”, explica Larissa. “Esse trabalho é fundamental para que pesquisadores e o público em geral tenham acesso às obras, compreendam as degradações sofridas ao longo do tempo e reconheçam os detalhes recuperados pelo processo”.
A pesquisa foi desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso na Escola de Belas Artes da UFMG e já foi apresentada em evento internacional em Granada, na Espanha. Para o professor Alexandre Leão, orientador do estudo, a experiência mostra o poder da união entre ciência e arte: “Com as técnicas de imagem científica, conseguimos recuperar visualmente informações apagadas sem alterar o objeto original. (...) Foi um resultado extraordinário, que mostra a importância de avançarmos nesse campo de estudo”.
Antes e depois de desenho de Guignard de 1958 recuperado (Museu Casa Guignard / Divulgação)
Além da exposição, o público poderá acompanhar mesa-redonda sobre conservação em museus, com especialistas convidados, e oficinas gratuitas abertas à comunidade, como “Lembrei de Você”, em parceria com o grupo de bordadeiras da FAOP, e “Observação da Paisagem”.
Exposição “Do Invisível ao Visível”
Abertura: 24 de setembro
Local: Museu Casa Guignard - Ouro Preto (MG)
Programação paralela:
Atividade integra a 19ª Primavera dos Museus, que ocorre entre 22 e 28 de setembro.
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais: