hospital da baleia

Mutirão de atendimento a mulheres e realização de cirurgias ginecológicas agiliza fila do SUS em BH

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
05/09/2022 às 18:16.
Atualizado em 05/09/2022 às 18:38

Ao ampliar o atendimento a mulheres que aguardam cirurgias ginecológicas, o Hospital da Baleia, na região Leste de BH, tem conseguido agilizar a fila de espera do SUS. Somente em agosto foram realizadas 241 cirurgias e 285 procedimentos ginecológicos.

Em Minas, segundo o hospital, existem mais de quatro mil mulheres na fila dos atendimentos eletivos – que não são considerados de urgência ou emergência.

De acordo com a instituição filantrópica, a ampliação do serviço foi possível graças à criação de rotina e otimização do trabalho das equipes de ginecologia. Os atendimentos eletivos são realizados às quintas e, aos sábados, são ocorrem as cirurgias ginecológicas.

No último sábado (10), 19 mulheres realizaram procedimentos. No próximo sábado (17)  estão marcadas 14 cirurgias. São pacientes de BH, com idades que variam de 35 a 55 anos.

O coordenador da Ginecologia do Hospital da Baleia, Maurício Bechara Noviello, contou que as pacientes vão passar por laqueadura ou histeroscopia, que é um exame ginecológico que possibilita o diagnóstico de lesões, pólipos, miomas e/ou aderências no interior do útero e do canal endocervical.

Entre abril e junho deste ano, o Baleia realizou 353 procedimentos em mulheres. Para o ginecologista, o número é fruto da agilidade nos atendimentos e do número de profissionais envolvidos, além de mutirões cirúrgicos realizados no início do ano.

"Atendemos a uma média de 1,5 mil mulheres nos ambulatórios e realizamos de 80 a 100 cirurgias mensalmente. Recebemos pacientes que apresentam queixas como dores, dificuldades de engravidar, até sangramento ininterrupto, sintomas que podem ser sanados com consultas e procedimentos cirúrgicos", afirmou Maurício Noviello.

No entanto, o médico lembrou que as mulheres que precisam de atendimento ou procedimento ginecológico devem passar por consulta em posto de saúde para, ems eguida, serem encaminhadas ao Hospital da Baleia.

Leia Mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por