(Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Cerca de 100 mil alunos de 6 a 15 anos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Belo Horizonte farão exames oftalmológicos, por meio de teste de acuidade visual. O mutirão será realizado em todas as escolas municipais do ensino fundamental, até 2023.
A ação tem por objetivo detectar possíveis erros de refração não corrigidos (ERN) que provocam baixa visual, que pode acarretar prejuízo no aprendizado, repetência escolar, evasão e baixa autoestima nos estudantes.
O rastreamento oftalmológico será realizado em escolas, por estudantes de medicina de instituições parceiras da Secretaria Municipal de Saúde. Especialistas em oftalmopediatria do Centro Municipal de Oftalmologia e em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE) irão supervisionar os universitários. Os alunos que apresentarem problemas oftalmológicos serão encaminhados para consulta especializada.
Nessa terça-feira (6), a ação será na Escola Municipal Professor Cláudio Brandão, que fica na Rua Cantagalo, 1.147, no bairro Aparecida, na região Noroeste. A expectativa é que sejam avaliados 205 alunos, durante o horário de funcionamento da escola.
Na quarta-feira (7), 321 alunos da Escola Municipal Honorina de Barros, que fica na Praça Professor Corrêa Neto, Conjunto IAPI, no bairro São Cristóvão, na mesma região, serão avaliados pelos univeristários.
A 1ª etapa da ação foi realizada em novembro. Segundo a PBH, cerca de mil crianças e adolescentes que aguardavam por consulta oftalmológica foram encaminhadas para atendimento.
Leia mais