Arara passa bem!! (Zoológico de Belo Horizonte)
O zoológico está em festa. O motivo é o nascimento de seu mais novo morador: uma arara-azul-grande. O filhote passa bem, permanece no ninho e é alimentado pelos pais.
A espécie se destaca pela beleza exuberante de suas penas azul-cobalto e por seu tamanho, que pode chegar a um metro de comprimento.
Só vai ser possivel saber o sexo da ave depois que ela completar sete meses. O filhote nasceu no dia 29 de março, mas somente agora o zoológico divulgou a novidade.
(Zoológico de Belo Horizonte / Divulgação)
A ave se alimenta basicamente de uma mistura de ração com frutas, transformada em uma papinha. Até que o filhote ganhe independência, será acompanhada por uma equipe do zoológico.
Vunerável
Até 2014, a espécie foi considerada ameaçada de extinção e, atualmente, é classificada como vulnerável, segundo critérios da União Nacional para a Conservação da Natureza (IUCN). As maiores populações dessa espécie de arara são encontradas no Pantanal.
Curiosidades
As araras-azuis apresentam alta capacidade de socialização entre os membros do grupo. Elas também têm comportamento monogâmico e os casais permanecem unidos até mesmo fora da estação reprodutiva.
Esses pares dividem tarefas entre si, como o cuidado com o filhote e com o ninho.
Segundo nascimento
É o segundo filhote da espécie que nasce no zoológico de Belo Horizonte.
Uma fêmea nasceu em dezembro de 2019 e permaneceu 10 meses com os pais. Neste período, os técnicos observaram os pais ensinando variações vocais e escolha de alimentos.
Leia Mais