No inverno, tempo de pipa é hora também de perigo

Michelle Maia/Hoje em Dia
22/06/2013 às 09:22.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:22

Soltar papagaio (ou pipa) é uma das brincadeiras mais populares do inverno, já que os ventos típicos da época são propícios para a diversão da garotada. Porém, também é uma das maiores vilãs das redes de energia em Minas, já que esta união pode causar graves acidentes e até mortes.

Apenas nos cinco primeiros meses deste ano a Cemig registrou 1.200 ocorrências de interrupção do fornecimento de energia elétrica envolvendo a brincadeira em Minas, prejudicando 641 mil consumidores.
Só na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foram 516 desligamentos provocados por pipas na rede elétrica, no mesmo período.


Um dos principais causadores dos desligamentos da rede é o cerol, uma mistura de cola, vidro e restos de materiais condutores para cortar a linha de outras pessoas que também participam da brincadeira.
O conjunto dos ingredientes aplicados à linha causa ferimentos tanto em quem a manuseia como a qualquer pessoa que entre em contato com ela, principalmente os motoqueiros.


Conforme o engenheiro de tecnologia e normalização da Cemig, Demétrio Venício, a maioria dos acidentes acontece quando as crianças tentam tirar o brinquedo preso à fiação e sofrem uma descarga elétrica.
“Muitas pessoas utilizam o que encontram pela frente, como pedaços de madeira ou barras metálicas e condutores de eletricidade. O contato com a rede elétrica pode ter consequências graves e fatais. Há ainda o risco de queda de energia em função do impacto causado pelo choque”, disse Venício. “Se o papagaio ficar preso, nunca tente retirá-lo da fiação”, aconselha.


Todos os anos, Gabriel Oliveira da Silva, de 12, espera esta época para fazer uma das coisas que mais gosta: soltar pipa. E é ele mesmo quem dá a dica para aqueles que curtem o entretenimento. “Eu sempre peço ao meu pai para me levar para um parque, que é seguro. Não uso cerol e é divertido do mesmo jeito”, disse.


Em 2013 ainda não houve registro de morte ou acidente envolvendo as pipas e rede elétrica, mas, no ano passado, uma pessoa morreu depois de um acidente com a fiação. Em 2011, ocorreram dois acidentes com vítimas de ferimentos causados por papagaios, mesmo número do ano anterior, com um fatal.

 

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por