No Zoológico de BH, solidão da gorila Imbi está com os dias contados

Alessandra Mendes - Hoje em Dia
03/09/2013 às 06:48.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:35

O zoológico da capital vai ganhar dois novos ilustres moradores para fazer companhia à gorila Imbi, solitária há seis meses desde a morte da outra fêmea da espécie, Kifta. As providências para o transporte dos gorilas, que virão da Europa, estão sendo tomadas. A abertura de licitação para os serviços aéreo e rodoviário em âmbito nacional e internacional foi publicada no Diário Oficial do Município, no último sábado.

O pregão presencial será no próximo dia 13, mas ainda não há data prevista para a chegada dos gorilas. Oficialmente, a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte confirmou que os trâmites burocráticos para o transporte estão em andamento. Os detalhes sobre a vinda dos animais estão sendo mantidos em sigilo.

Especula-se que seria um casal de primatas trazido da Espanha. Se a possibilidade for confirmada, o Zoológico de BH voltará a ter três gorilas, um macho e duas fêmeas, como era antes das mortes de Kifta e Idi Amin. Não há dúvidas de que a novidade vai agradar aos visitantes do zoo, mas a maior beneficiada será Imbi, até então, única moradora da ala dos gorilas.

“Não é aconselhável que um animal como esse viva sozinho. É uma espécie parecida com a humana, que necessita de companhia. Além do mais, o objetivo é sempre garantir que os gorilas continuem reproduzindo e perpetuando a raça, para evitar a extinção”, explica o professor da Escola de Veterinária da UFMG Leonardo Boscoli Lara. Após a chegada dos primatas, será necessário um período de quarentena para adaptação ao clima e à nova casa.

“É uma questão de protocolo e pode demorar de dois a três meses ou mais. Vai depender da evolução dos gorilas. Isso significa que, mesmo após a chegada deles, o público vai ter que ser paciente para ver os novos moradores do zoológico”, alerta o professor.

Antigos moradores

Considerado o maior astro do zoo da capital, Idi Amim morreu no dia 7 de março de 2012, aos 39 anos, de insuficiência renal e artrite crônica ativa bacteriana. No dia 2 de março deste ano, uma de suas companheiras trazidas da Inglaterra, Kifta, morreu de insuficiência respiratória aguda causada por uma infecção bacteriológica.

A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte está em negociação para providenciar a vinda de novos gorilas para a capital desde a morte de Idi Amin. Pesam a favor da instituição a recente reforma do recinto dos gorilas, a presença das fêmeas em idade reprodutiva, o clima tropical e a classificação “A” dada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ao zoo.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por