(Maurício Vieria/Hoje em Dia)
Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será a primeira cidade do Estado a receber o projeto piloto do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) que monitorará aulas e exame de direção com sistema de video e telemetria. O funcionamento deve começar em até 15 dias no município.
Um cronograma será divulgado em breve com as datas de todas as cidades mineiras. A capital passará a contar com o esquema em até 30 dias. O prazo para implantação completa no Estado é de 4 meses, mas representantes do órgão de trânsito acreditam que isso será feito em menor tempo.
Objetivos
Como já detalhado em reportagem do jornal http://O,funcionamento,deve,começar,em,até,15,dias,no,município, o objetivo da novidade é deixar o processo mais eficiente e melhorar a capacitação dos futuros motoristas. O diretor-geral do Detran-MG, delegado César Monteiro, acredita ainda que o sistema aumentará o índice de aprovação e reduzirá os acidentes.
“A principal preocupação do órgão é com segurança viária. Acreditamos, por avaliar essa experiência em outros dez estados que já implantaram o monitoramento, que vamos gerar motoristas mais qualificados e aptos ao trânsito”, detalha.
Leia mais:
Nova tecnologia: câmeras e telemetria vão monitorar exame de CNH em Minas
Câmeras instaladas em carros de autoescolas devem dar mais transparência a teste e evitar fraudes
Uma empresa terceirizada será a responsável por oferecer aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) os equipamentos necessários. Ao todo, são duas câmeras nos carros de aula e quatro nos utilizados para exames. Além disso, um coletor de biometria e um tablet também são necessários para registrar o processo.
O órgão não detalhou o valor que será cobrado pelas empresas mas estima um acréscimo de 5 a 8 reais por aula a ser arcado pelo candidato.