Crescimento foi de 60% desde abril, com inclusão de 21 instituições
O Circuito Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, ultrapassou a marca de 50 integrantes, entre museus, espaços de cultura e turismo e empreendimentos de economia criativa. De abril até este mês, o crescimento foi de 60%, com 21 novas instituições. Neste ano, a rede celebra 15 anos.
Café com Letras, Sesc Palladium e Mercado Novo são alguns dos espaços que passaram a integrar o circuito (veja a relação completa abaixo). Desde 2020, o circuito é compreendido por toda a região circunscrita pela Avenida do Contorno.
O complexo tem registrado expressivo aumento de público. No primeiro semestre de 2025, 3,7 milhões de pessoas participaram de atividades - salto de 70% em relação ao mesmo período de 2024.
Até setembro, os espaços promoveram mais de 17 mil atividades, a maioria gratuitas, entre eventos presenciais e online. A programação contou com eventos como a Virada da Liberdade, Ritos da Fé Mineira, Primavera dos Livros, Minas Junina e a recente apresentação de Alceu Valença ao lado da Orquestra Ouro Preto.
“Nosso objetivo é que o circuito sintonize o maior número de espaços de cultura, turismo e economia criativa dentro do perímetro da Contorno. Queremos que a rede seja sinônimo da experiência cultural dos belo-horizontinos e de quem visita nossa cidade”, disse Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado (FCS) e coordenador-geral do Circuito Liberdade.
Leia mais